Superar momento difíceis, podemos dizer que não é nada simples. Por isso, quando estamos atravessando algum tipo de problema, é essencial recuperar a calma, para poder lidar melhor com as adversidades.

A atenção plena pode ser uma ótima maneira de superar momentos difíceis com mais tranquilidade. 

Continue lendo para descobrir porque a atenção plena pode ajudá-lo a superar momentos difíceis.

5 Razões Pelas Quais a Atenção Plena Pode a Ajudá-lo a Superar Momentos Difíceis

superar momentos difíceis

1. Porque Acalma 

Quando se está atravessando por momentos difíceis, é muito comum se sentir sobrecarregado, confuso e ter dificuldades para encontrar soluções.

A atenção plena ajuda a acalmar, porque força a pessoa se concentrar no momento presente e afastar os pensamentos negativos ou perturbadores.

Quando sentir que os problemas, estão fazendo você se sentir oprimido ou chateado, simplesmente concentre-se no momento presente e respire.

2. Alivia o estresse

Sempre que você pratica a plena consciência, isto é, se concentra no momento presente, seu cérebro sinaliza ao corpo para parar de liberar hormônios e substâncias químicas relacionadas ao estresse. 

À medida que seu corpo interrompe a produção de substâncias químicas relacionadas ao estresse, sua mente e você também experimentam um certo alívio. Isso não apenas o fará se sentir melhor, mas também lutará contra as doenças.

3. Alivia da dor

O estresse e os tempos caóticos costumam causar dores e tensões musculares. Se você tem dor relacionada ao estresse, a atenção plena é uma ótima maneira de aliviar esse tipo de dor física. 

O relaxamento muscular progressivo é uma ótima prática de atenção plena para aliviar a dor. 

Além de aliviar a dor, praticar a atenção plena com o relaxamento muscular progressivo, ajuda a relaxar e a dormir melhor, e os benefícios de uma boa noite de sono são inúmeros.

4. Melhora a estabilidade emocional

Estabilidade emocional nos momentos

Uma das melhores partes da atenção plena é que ela melhora o funcionamento do cérebro. 

Uma maneira de melhorar o cérebro é aumentar a estabilidade emocional.

Ao praticar a atenção plena, você será mais capaz de conectar suas emoções aos eventos da vida cotidiana. Isso fará com que você não permita que suas emoções tirem o melhor de você nos momentos de dificuldades. 

Além disso, a atenção plena treina você para responder às situações, não para reagir. Como resultado, você está no controle de suas emoções, não o contrário.

5. Ajuda na resolução de problemas

Os tempos difíceis geralmente incluem situações complicadas, as quais você tem que resolver para poder viver tranquilamente. 

A plena atenção ajuda a ter mais clareza de como lidar com uma situação complicada. Sendo assim, você enfrenta melhor as dificuldades e encontra soluções mais assertivas, para superar momentos difíceis. 

Quanto mais rápido você for capaz de resolver problemas para sair de uma situação difícil, mais rápido você se sentirá aliviado e tranquilo.

Conclusão

Estas são algumas das maneiras que a atenção plena pode ajudar você a superar momentos de dificuldade e viver uma vida mais serena e tranquila.

Você poderá baixar alguns dos meus materiais grátis para saber mais:

DESENVOLVIMENTO ESSENCIAL – Mini curso por e-mail 

5 Minutos Para A Atenção Plena

5 Passos Para Incorporar a Atenção Plena em Sua Vida Diária

Tenha um dia maravilhoso e cheio de paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *